quarta-feira, 5 de março de 2008

Como vencer a insegurança

O melhor remédio para a insegurança é o autoconhecimento.

A psicanalista Bárbara Guerra aconselha os inseguros agudos e crônicos a procurarem a ajuda de uma terapia, mas, se o tempo ou o dinheiro forem curtos, ela dá alguns caminhos de autoconhecimento que podem ajudar a controlar a insegurança e o sofrimento que a acompanha.

O primeiro passo é reconhecer que você não se leva em alta conta. Ou, ao menos, que não se dá o merecido valor. E isso deve ter uma explicação antiga em sua formação, e oculta o bastante para não permitir que você combata esses sentimentos abertamente.

Quem sabe sua mãe não o(a) atendeu como devia e o(a) deixou sob ameaça de maus cuidados, sentindo-se inseguro(a), mal cuidado(a), mal amado(a)? Talvez, na infância, você tenha se sentido responsável pelas frustrações que sofreu. Afinal, toda criança é auto-referente e se julga culpada por suas tristezas e alegrias. É bom começar a se convencer de que você merece mais do que imagina. Assim, talvez você consiga se controlar.

Exercícios contra a insegurança:

  • Não fique, por exemplo, esperando um telefonema ansiosamente olhando para o aparelho. Vá fazer alguma coisa. Tome um bom banho relaxante, daqueles de meia-hora. Faça um chá, arrume uma gaveta.
  • Não se deixe levar pela insegurança se o seu parceiro(a) conhecer outras pessoas atraentes e mantiver um relacionamento de amizade com elas. Lembre-se de que ninguém poderá substituí-lo(a), pois você é único(a) e especial. Foi você quem ele(a) escolheu para estar nesse momento.
  • É comum a pessoa insegura se comparar aos padrões de beleza e de comportamento de modelos e famosos da moda. Essa atitude de comparação leva ao sentimento de inferioridade.
    Tenha em mente que a comparação é negativa por si só. Olhe para você mesmo e busque desenvolver as suas potencialidades. Observe o que possui de bom e faça o que for possível para melhorar aquilo que não gosta em você mesmo(a). Esqueça as comparações. Lembre-se: você é um ser único e deve ter consciência desse fato.
  • A pessoa insegura, de modo geral, acha que quando algo não vai bem o problema está nela. Um encontro que dá errado, o mau humor do parceiro(a), o mau tempo, qualquer pretexto funciona como um gatilho para disparar o alarme dos inseguros.
  • Se algo não estiver funcionando, relaxe. Ninguém tem o poder de controlar qualquer outra coisa além de si mesmo. Faça a sua parte e pare de assumir a responsabilidade por tudo o que acontece a sua volta. Além de ser sinal de onipotência, os sucessos e os fracassos fazem parte da vida de todo mundo.
  • Um bom exercício contra a insegurança, segundo Barbara Guerra, é começara a enumerar suas qualidades. Vá para frente do espelho e comece a relacionar as razões pelas quais alguém deve gostar de você. Encontrou dez? Só? Pois você pode muito bem ultrapassar a casa dos cem. Vá tentando...
  • Coma alimentos saborosos e faça o que lhe dá prazer. Você gosta de dormir? Então, fique dez horas na cama pelo menos uma ou duas vezes por semana. Você gosta de não fazer nada? Pois fique à toa. As pessoas que se permitem prazeres essenciais se tornam mais atraentes e elevam a auto-estima.
  • Se a ansiedade teimar em permanecer, faça um exercício físico, bem puxado, como correr na praia ou pedalar uma bicicleta ergométrica por uma hora. Você vai ver como ficará mais relaxado(a)!
  • Cuide de sua aparência, capriche nas roupas, arrume os cabelos. Assim, você se consolida internamente como uma pessoa amável e o medo de perder aquele alguém especial, aos poucos, irá diminuir, com certeza!


7 comentários:

Nyle disse...

ser segura,comofas *-*

Unknown disse...

Muito bomesse artigo, sou uma pessoa muito insegura e sofro demais por isso!!!

Roberta Grau disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu sofroo mto com a insegurança, principalmente qndo se trata de meu relacionamente amoroso, porque simplesmente me bate um medo de perder essa pessoa, é como se a qlqr momento ele fosse encontrar alguem melhor q eu, já q na minha concepção, há muiotas outras pessoas por aii, com certeza varias delas são mais interessantes q eu. Enfim eu sofroo mto com issoo, e tenhoo clara noção de q esse é um problema meu, onde eu sinceramente não sei o que poderia fazer para melhorar essa insegurança.

Unknown disse...

venci a insegurança no relacionamento amoroso,mas também foi só,pq o resto (tudo)ñ passa nem com 5 anos de tratamento tudo que planejo acabo desestindo pq acho que ñ vou conseguir as vezes enfrento mas no primeiro obstaculo eu paro e ñ consigo mais voltar
me sinto tao diferente das outras pessoas

DEA disse...

EU SOFRO MUITO,COM ESSA MINHA INSEGURANÇA. NUNCA CONSIGO FAZER NADA DE CONCRETO,TUDO QUE COMEÇO NAO SIGO ENFRENTE,NAO CONSIGO ARRUMAR NAMORADO,PORQUE QUANDO CONHEÇO ALGUEM EU TENHO TANTO MEDO DE PERDER QUE ACAB NEM DANDO CERTO DE COMEÇAR ALGO! SOFRO DE SOLIDAO,ME SINTO A PIOR PESSOA DO MUNDO, FALIDA FRUSTRADA....

Unknown disse...

Tudo que li aí sou eu e como me sinto.